Procon-SP identificou que embalagens de biscoitos e creme de leite induziam consumidores ao erro sobre os ingredientes
O Procon-SP autuou a Nestlé por publicidade enganosa. Análises da autarquia apontaram que a empresa colocou no mercado alguns produtos que não tinham os ingredientes anunciados em suas embalagens. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a empresa será multada em quase R$ 13 milhões.
De acordo com o Procon-SP, os seguintes biscoitos não continham mel:
- Nesfit Aveia e Mel
- Nesfit Leite e Mel
- Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel
A irregularidade também foi identificada na Mistura de Creme de Leite, que usa o termo “Nestlé Creme de Leite” em sua embalagem. Essa informação poderia levar o consumidor a acreditar que se tratava do creme de leite tradicional e puro. Mas, na composição, havia uma mistura de creme de leite UHT (ultrapasteurizado) com soro de leite, que é um subproduto mais barato e menos cremoso.
O Procon-SP considera que as informações nas embalagens induzem os consumidores ao erro sobre as características e composição dos produtos.
O que diz a Nestlé
Procurada, a Nestlé disse que cumpre as legislações vigentes, incluindo as normas relacionas à rotulagem e comunicação de seus produtos. Além disso, a empresa explicou que os produtos já saíram de circulação.
“Em relação aos itens mencionados, cabe destacar que os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel” e “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a “Mistura de Creme de Leite”, que não é comercializada pela companhia desde 2023”, explicou.
A Nestlé também disse que vai apresentar a sua defesa às autoridades.
Fonte: Extra