Mais uma vez nos deparamos com um caso de crueldade humana: o espancamento e morte, de forma estupidamente violenta, do garoto Henry Borel.
O triste é saber que esse não é um caso isolado, apesar da repercussão nacional, as estatísticas mostram que diariamente tantas outras crianças morrem de forma trágica e inúmeras outras desaparecem, aumentando ainda mais a angústia da família, pois como não se sabe o desfecho, a imaginação cria as mais diversas possibilidades do que pode ter acontecido com o ente desaparecido. Também uma situação cruel!
Agora, além da crueldade, que geralmente envolvem esses casos, que por si só já enoja, na imensa maioria deles, o criminoso é uma pessoa do seio familiar, que convive, que cria laços, que estabelece conexão de confiabilidade.
Quantos casos são divulgados diariamente em que pessoas da própria família tramam o extermínio do outro ente familiar. São casos que beiram a animalidade, a estupidez, e sabe-se lá que outros nomes poderiam ganhar!
Imaginar filho tramando a morte do irmão, pai ou mãe; imaginar que uma mãe ou pai está ciente que seu filho está sendo espancado, torturado ou sofrendo outras atrocidades e ficar fingindo de bobo, sem fazer nada de efetivo para resolver o problema, é algo difícil de aceitar, humanamente dizendo.
Casos assim, precisam despertar na sociedade uma reflexão profunda sobre seus próprios valores e posições. Pois não é possível aceitarmos uma situação dessa de forma inerte e covarde. Precisamos fazer algo e rever muitas coisas. Mas o que poderia ser feito?
A resposta para essa pergunta não é fácil e requer um amplo diálogo social. Mas vou deixar aqui minha simples opinião: o primeiro o seria, revertermos essa lógica imposta pelo poder financeiro, que reina há séculos no nosso país.
Pessoas endinheiradas, geralmente se sentem no direito de estarem acima da lei; buscam os caminhos do privilégio; escapam das regras que eles mesmo criaram; gostam de dar a famosa “carteirada”; vivem utilizando as benesses do status social, estabelecido pelo poder financeiro. Como se diz no popular: “se tornam poderosas”.
Algumas dessas pessoas são punidas? Claro que são. Mas, infelizmente, sabemos que a maioria não. Por isso, centenas de crimes acontecem diariamente, alimentando o tráfico de crianças, para as mais diversas finalidades: desde a retirada de órgãos até a covarde prostituição e o espancamento sem fim de tantas outras.
Sem falar no abandono diário, praticado por centenas de famílias, que não assumem de fato a missão de serem pais, educadores, responsáveis pela vida dos seus filhos. Gostam mesmo é de delegar aos outros (escola, babá, empregada doméstica…) suas responsabilidades.
Assim, vamos criando uma sociedade que se choca com alguns casos e mantem-se inerte a tantos outros. E como sempre daqui alguns dias esse caso cairá no esquecimento e provavelmente num futuro não muito distante teremos outro para lamentar.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.