Apesar de leve queda no total de internações em relação a 2024, perfil etário mudou: casos em idosos aumentaram e diminuíram em bebês
CARATINGA- O município de Caratinga registrou, entre janeiro e 7 de maio de 2025, 189 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O número representa uma pequena redução em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 198 internações. No entanto, o que chama a atenção é a mudança no perfil dos pacientes internados: os casos em idosos aumentaram, enquanto as internações de bebês de até 1 ano caíram de 43 para 26.
Em 2025, mais da metade (108) das internações foi de pessoas com 60 anos ou mais, sendo que 58 delas tinham 80 anos ou mais. Em 2024, esse grupo somava 94 internações. A tendência reforça o alerta para o impacto das doenças respiratórias entre os mais velhos.
A maioria dos casos continuou sendo atendida em leitos clínicos complementares, voltados ao tratamento de doenças do aparelho respiratório.
Nas 240 solicitações de internação por SRAG registradas em Caratinga em 2025 — 5,59% de todas as da macrorregião do Vale do Aço —, 94,18% se referem a doenças respiratórias. O levantamento mostra concentração de solicitações entre crianças menores de 1 ano (33) e pessoas com 60 anos ou mais (128), sendo 64 apenas entre idosos com 80 anos ou mais.
As internações seguem o mesmo padrão. As crianças de 1 a 9 anos somaram 30 internações, enquanto os menores de 1 ano somaram 26. Na outra ponta, os idosos acima de 80 anos tiveram o maior número de hospitalizações, com 58 casos, seguidos por idosos entre 70 e 79 anos (32 casos).
Todos os dados são do de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde, coletados às 9h de quarta-feira (7), mas, são atualizados ao longo do dia, o que consequentemente implica em aumento dos números.
Estado de emergência
O cenário em Caratinga acompanha a preocupação estadual. Em 2 de maio, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais, com validade de 180 dias. A medida visa agilizar ações de enfrentamento à alta de casos de doenças respiratórias, que vêm lotando unidades de saúde em diversas regiões, com destaque para a pediatria e a geriatria.
A Secretaria de Estado de Saúde aponta que o aumento de internações em idosos e o impacto persistente nas crianças mais novas refletem o momento crítico da sazonalidade de vírus respiratórios como influenza, VSR e rinovírus.
Cuidados e prevenção
Autoridades de saúde recomendam reforço em medidas preventivas, como manter a vacinação atualizada, principalmente para gripe e COVID-19, e buscar atendimento precoce diante de sintomas como febre, tosse persistente ou falta de ar.
Para conter o avanço o avanço das doenças respiratórias, a Prefeitura de Caratinga anunciou a liberação da vacinação para o público acima de seis meses dias. Durante acompanhamento da vacinação nesta quarta-feira (7), na Unidade V, a reportagem observou que a sala de vacinação era procurada, principalmente, para imunização de crianças. É aguardado um posicionamento oficial da Secretaria de Saúde de Caratinga sobre a situação do município e uma convocação para a vacinação, nesta quinta-feira (8), quando está prevista a inauguração de um vacimóvel.
